GUANGZHOU – CHINA – É um grande hub de tecnologia na China e organizou uma importante competição de IA, o Pazhou Algorithm Competition, realizado nesta segunda-feira, reuniu 24 finalistas de vários países para apresentar soluções de IA em robótica, saúde, logística e aplicações industriais. Os vencedores das duas categorias principais receberão 100.000 yuans (US$ 14 mil), além de acesso a dados, recursos de computação e possibilidade de financiamento pelo Greater Bay Area AI Empowerment Fund.
Entre os destaques estão a startup Vidi Labs, de Hong Kong, com um dispositivo vestível que converte imagens em áudio para idosos e pessoas com deficiência visual, e a americana Markopolo, que usa IA para gerar campanhas de marketing. A francesa dataLobster apresentou soluções para otimizar energia e eficiência de pequenas indústrias.
Criada em 2022, a competição cresceu de 262 para mais de 8.000 participantes de 30 países, consolidando Guangzhou como um polo global de inovação em IA e robótica. Os vencedores serão anunciados nesta terça-feira.
16



