Resultados da Nvidia dividem investidores; setor segue atraindo investimentos bilionários e projeções de longo prazo
Siga o Olhar Digital no Google Discover

Tudo sobre Inteligência Artificial
A Nvidia voltou a apresentar um resultado financeiro robusto neste mês, reforçando sua posição dominante no setor de chips para inteligência artificial.
Ainda assim, as ações da empresa recuaram diante do temor, entre parte dos investidores, de que o mercado esteja inflado demais e prestes a enfrentar uma correção semelhante à da bolha da internet no início dos anos 2000.

O analista Dan Ives, da Wedbush, discorda. Para ele, “os temores de uma bolha de IA são muito exagerados”. O desempenho da Nvidia, afirma, reforça que a revolução da inteligência artificial está apenas no “terceiro inning”, longe de um fim.
- A CNN Business explica como a discussão se intensificou esse ano, à medida que grandes empresas de tecnologia investem pesadamente em infraestrutura de IA.
- Cerca de 40% do S&P 500 está concentrado em dez companhias — como Amazon, Meta, Microsoft e Alphabet — todas apostando que a IA impulsionará novos ciclos de receita.
- Analistas, porém, destacam diferenças importantes em relação à era da bola da internet.
- Bob Michele, do JP Morgan, argumenta que as empresas de IA já operam com modelos de negócios mais sólidos, ao contrário das startups da internet que fracassaram no início dos anos 2000.

Leia mais:
Um possível superciclo de crescimento
Para investidores como Ravi Mhatre, da Lightspeed Venture Partners, a IA promete um ciclo de expansão “exponencialmente maior” do que os anteriores. Ele cita avanços rápidos dos modelos e o surgimento constante de novas aplicações — da melhora na produtividade à oferta de serviços ao consumidor.
Especialistas como Marta Norton, da Empower, acreditam que a economia global pode entrar em um superciclo de inovação e investimento. Mhatre pondera que há hype, mas afirma que a velocidade da criação de valor na IA é diferente de tudo já visto, mesmo que os riscos permaneçam.


Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Fonte: Olhar Digital



