Close

ContaTO

Rua José Bonifácio de Andrade e Silva, 425
Santa Rita - Leme/SP
CEP: 13611-370

(19) 98208-9414

contato@sala9.com.br

Wikipedia cria guia detalhado para identificar textos escritos por IA

Wikipedia cria guia detalhado para identificar textos escritos por IA

Wikipedia publica guia com sinais claros para identificar textos gerados por IA e reforça combate a conteúdo automatizado.

Wikipedia aprimora estratégias para flagrar textos produzidos por inteligência artificial (Imagem: egaranugrah / Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

Siga o Olhar Digital no Google Discover

A crescente presença de conteúdos produzidos por modelos de linguagem tem ampliado a suspeita dos leitores sobre o que realmente foi escrito por humanos. Embora seja difícil apontar sinais específicos, a Wikipedia vem desenvolvendo, desde 2023, um método próprio para reconhecer textos gerados por inteligência artificial. O resultado é um guia público, considerado por muitos especialistas como o material mais completo disponível para ajudar a identificar esse tipo de escrita.

Projeto busca conter proliferação de textos gerados por IA

O esforço faz parte do Project AI Cleanup, iniciativa criada por editores da Wikipedia para lidar com o grande volume de edições recebidas diariamente, muitas delas produzidas por ferramentas de IA. Em estilo característico da plataforma, o grupo elaborou um documento robusto, repleto de exemplos e análises, apresentando sinais práticos que diferenciam textos humanos de produções automatizadas.

A inteligência artificial deixou de ser promessa e se tornou infraestrutura mental, transformando decisões, fluxos de trabalho e experiências cotidianas (Imagem: simon izquierdo/iStock)
Guia da Wikipedia é considerado por muitos especialistas como o material mais completo disponível para ajudar a identificar esse tipo de escrita(Imagem: simon izquierdo/iStock)

O guia também confirma um ponto que já se suspeitava: ferramentas automáticas de detecção de IA são, na prática, pouco confiáveis. Em vez disso, os editores focam em padrões de linguagem amplamente presentes na internet — e, por consequência, muito comuns no treinamento dos modelos generativos.

Os principais sinais observados pelos editores da Wikipedia

Entre os elementos mais recorrentes encontrados em textos gerados por IA, o guia destaca:

  • explicações genéricas sobre a importância de um tema, com expressões como “um momento crucial”;
  • exagero na descrição de aparições ou citações na mídia para tornar um assunto mais relevante;
  • uso frequente de estruturas com verbos no gerúndio para sugerir importância, como “refletindo a relevância contínua”;
  • linguagem vaga e com tom publicitário, típica de propagandas e posts promocionais.
Sala 9 wikipedia
A Wikipedia destaca que linguagem vaga e com tom publicitário é uma das marcas de um texto feito por IA (Imagem: Primakov/Shutterstock)

Segundo os editores, esse conjunto de características aparece de maneira consistente em textos criados por modelos de linguagem e tende a se repetir mesmo com o avanço da tecnologia. Embora seja possível mascarar esses padrões, eliminá-los totalmente é uma tarefa difícil, já que estão enraizados nos dados usados no treinamento das IAs.

Leia mais:

A análise ainda sugere que, à medida que o público se torna mais apto a identificar esses elementos, o impacto pode ser significativo — tanto na forma como a informação é consumida quanto nas estratégias adotadas para combater o conteúdo automatizado.


Maurício Thomaz

Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista com mais de 13 anos de experiência, tenho faro pela audiência e verdadeira paixão em buscar alternativas mais assertivas para a entrega do conteúdo ao usuário.


Fonte: Olhar Digital

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.